Mutirão faz mais de 600 procedimentos oftalmológicos em agosto
A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) realizou, entre os dias 1º e 17 de agosto, 615 procedimentos oftalmológicos. Os atendimentos fazem parte de uma força-tarefa promovida pela prefeitura em parceria com o hospital para diminuir a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias eletivas na Capital.
“Sabemos que a lista de espera de pacientes aumentou muito durante a pandemia. Agora, com quase toda a população adulta vacinada com ao menos uma dose e a melhora dos índices de ocupação em hospitais, poderemos intensificar a realização de procedimentos eletivos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
Dos 615 procedimentos feitos no Vila Nova, 145 foram cirurgias de catarata e 400 de fotocoagulação a laser - utilizado para tratar, principalmente, doenças vasculares da retina. Além disso, também foram realizadas 170 consultas extras. Parte dos procedimentos já estavam previstos em contrato com o município e os demais fazem parte dos mutirões.
A Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar os mutirões de oftalmologia a partir de 1º setembro, firmando parceria com o Hospital Banco de Olhos (HBO). A expectativa é que os dois hospitais promovam, juntos, 937 procedimentos oftalmológicos mensais. Destes, estão previstas 122 cirurgias de catarata e 682 fotocoagulações a laser.
Traumatologia - Mutirões de traumatologia também estão previstos para começar em setembro. O Hospital Independência ficará responsável pelas cirurgias de joelho e de quadril. A força-tarefa terá duração de cinco meses, sendo concluída em dezembro. “Até lá, pretendemos diminuir bastante a fila de espera”, afirma Sparta.
Lissandra Mendonça